30 de maio de 2016

Significado da mão de fatima

Para quem adora tatuagem, e esta pensando em fazer alguma ai vai uma opção muito boa, de se fazer e que tem um significado muito interessante, que é a mão de fatimá ou hamsá, o desenho é um simbolo do judaísmo, e que nos últimos tempos as pessoas tem feito muito, o desenho dela no corpo.
Se você gosta do simbolo e quer saber o significado, você irá gostar muito de entender o que representa o desenho que as pessoas procuram representar no corpo.

Imagem de idea

Origem do nome

Com crescente difusão no ocidente, a mão já é também conhecida há bastante tempo no oriente, como “Hamesh“, nome hebraico – “Hamsá” é árabe. Ambos os nomes fazem menção ao “cinco”, número de dedos de uma mão. No islã o símbolo é ainda chamado de “Mão de Fátima“, em referência à filha mais nova do profeta Maomé. Consta que a aparição do símbolo se deu ainda entre os fenícios, daí o fato de ser recorrente em várias culturas posteriores, como egípcia e judaica.

Amuleto

O desenho varia de uma cultura oriental para outra, bem como seu significado. Em geral, as pessoas utilizam o Hamsá como um símbolo de proteção que representa a benção, poder e força. Sua maior utilização se dá como um amuleto que torna aquele que o possui imune ao mau-olhado.
Além disso, a “Mão de Fátima” também pode representar feminilidade e acredita-se que ela ajuda a aumentar a fertilidade das mulheres.

Representação do desenho

 A representação da mão pode mudar muito e apresentar formatos estilizados com tamanhos e formatos diferentes. A mão de Hamsá com a palma virada para fora e com os dedos para o alto, voltados ao céu, representa barrar e afastar, relacionando-se ao masculino. Já quando virada para dentro e com os dedos para baixo, em direção à terra, faz menção à energia criadora, ligando-se a Deus.
Os dedos da mão podem ser representados juntos para trazer boa sorte ou separados (mão aberta) para afastar as coisas ruins.
Quanto ao seu preenchimento, ele pode conter representações da Estrela de Davi, pombos e arabescos, mas o mais comum é a representação de um olho, reforçando a ideia de proteção.
O talismã é originalmente utilizado em outros formatos, nas portas de residências ou dentro de carteiras, mas sua utilização em tatuagens vêm crescendo. Claro que além das propriedades “mágicas” já citadas, a popularização do símbolo passa diretamente por seus atributos estéticos.

Me digam o que acharam do significado da mão de fatima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários só sera aceitos depois que eu atualizar o blog.
E comentários ofensivos não sera aceitos aqui.
Espero que gostem do blog e fique a vontade para comentar.